25.3 C
Manaus
11 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Genial/Quest aponta que Lula segue como favorito para 2026; Gusttavo Lima se aproxima do 2º turno

FOTO/REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece favorito para a reeleição em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira que não incluiu entre os possíveis candidatos o ex-presidente Jair Bolsonaro, declarado inelegível pela Justiça Eleitoral, mas que promete buscar a candidatura no ano que vem.

De acordo com o levantamento feito pelo instituto Quaest e encomendado pela Genial Investimentos, o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que no momento não tem filiação partidária, mas declarou publicamente sua intenção de concorrer à Presidência, é o que mais se aproxima de Lula nas simulações de um segundo turno.

Em um dos cenários simulados para primeiro turno, Lula aparece com 30% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%; Lima tem 12%, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) soma 11%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9%, enquanto os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), aparecem com 3% cada. Indecisos são 5% e brancos e nulos somam 14%.

Em um cenário em que Tarcísio é substituído pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, Lula tem 28%, Lima e Marçal ficam empatados com 12%, Eduardo Bolsonaro soma 11%, Ciro tem 10%, Zema aparece com 5% e Caiado soma 3%. Indecisos são 5% e brancos e nulos 14%.

Quando Tarcísio e Eduardo Bolsonaro são retirados da simulação, Lula aparece com 32%, Marçal tem 14%, Lima soma 13%, Ciro fica com 12%, Zema soma 5% e Caiado 4%. Indecisos são 4% e brancos e nulos somam 16%.

Em um cenário em que Tarcísio, Eduardo Bolsonaro e Marçal são tirados da equação, Lula soma 33%, Lima aparece com 18%, Ciro tem 13%, Zema fica com 8%, Caiado soma 4%, indecisos são 5% e brancos e nulos somam 19%.

Nas simulações de segundo turno, Lula mantém liderança, e o cantor sertanejo aparece como rival que chega mais próximo do petista.

Contra Lima, Lula venceria por 41% a 35%. Num duelo contra Eduardo Bolsonaro, o petista venceria por 44% a 34%, mesmo placar que o atual presidente registra contra Marçal. Numa disputa com Tarcísio, o presidente seria reeleito por 43% a 34%. O duelo com Zema seria vencido por Lula por 45% a 28%, enquanto Caiado seria derrotado por 45% a 26%.

A pesquisa entrevistou 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual.

Terra****

 

Leia mais

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista em protesto contra Trump

Matheus Valadares

Motociclista tem corpo partido ao meio durante ‘rolezinho’ em São Luís

Matheus Valadares

Manacapuru celebra 93 anos com programação cultural, capacitação e fomento ao comércio local

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!