26.3 C
Manaus
18 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Câmara dos Deputados deve votar urgência de projeto que revisa benefícios fiscais

Empresas que não atingirem as metas estabelecidas poderão perder o direito à renovação dos incentivos.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Após o Congresso Nacional derrubar o decreto do governo que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a Câmara dos Deputados deve votar, nesta terça-feira (1º), o pedido de urgência para a tramitação de um Projeto de Lei (PL) que revisa benefícios fiscais concedidos a empresas.

Proposta visa avaliar impacto de incentivos tributários

Primeiramente, o projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), o Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966) e a Lei Complementar nº 105/2001, para estabelecer mecanismos de avaliação dos impactos causados por incentivos de natureza tributária, financeira, fiscal ou patrimonial.

Ademais, a proposta define critérios objetivos, metas de desempenho e procedimentos para a concessão, alteração e revisão periódica de benefícios fiscais. Empresas que não atingirem as metas estabelecidas poderão perder o direito à renovação dos incentivos.

Projeto é de autoria do senador Esperidião Amin

De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), o texto teve aprovação do Senado Federal em 2023 e agora segue para análise na Câmara. O objetivo central é promover maior transparência e controle fiscal sobre incentivos que impactam diretamente a arrecadação da União.

Hugo Motta defende corte de isenções como alternativa ao aumento de imposto

Durante evento realizado em junho, o presidente da Câmara, Hugo Motta, sinalizou que haveria debate sobre o corte de isenções fiscais como alternativa à elevação do IOF. De acordo com ele, o país precisa reavaliar os incentivos concedidos ao longo do tempo, muitos dos quais não oferecem retorno fiscal comprovado.

“Isenções que chegam a um número não mais possível de suportar pelas contas do país. É uma conta que só aumenta e que não tem absolutamente nada de acompanhamento sobre o que é recebido em troca”, afirmou Motta.

 

 

Leia mais

Operação Narke 4 incinera 40 toneladas de drogas apreendidas no Amazonas

Matheus Valadares

Mano G, ex-líder do Comando Vermelho, entra para a ‘bênção’ e deixa o mundo do crime

Matheus Valadares

Jovem é esquartejado, triturado e cozinhado pelo próprio colega de quarto no Rio de Janeiro

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!