25.3 C
Manaus
18 de abril de 2025
BrasilDestaques

Indígenas invadem Congresso Nacional durante acampamento Terra Livre

Câmara dos Deputados e Senado contêm manifestação com agentes químicos

FOTO/REPRODUÇÃO

Na noite de quinta-feira, 10, cerca de mil indígenas invadiram o gramado do Congresso Nacional. Eles participavam do Acampamento Terra Livre, um evento anual que mobiliza os povos indígenas do Brasil. A invasão ocorreu após os manifestantes derrubarem os gradis que cercavam a área.

O comunicado da Câmara dos Deputados informa que “as Polícias Legislativas Federais da Câmara e do Senado usaram agentes químicos para conter a invasão e impedir a entrada no Palácio do Congresso”.

De acordo com a Câmara, o acordo com o movimento indígena previa que os aproximadamente 5 mil manifestantes se limitassem à Avenida José Sarney, antes da Avenida das Bandeiras. No entanto, parte dos indígenas decidiu avançar.

A nota da Câmara afirma que a situação já foi controlada. Além disso, houve um reforço no policiamento da Câmara e do Senado.

O Senado também se manifestou sobre o episódio. “No início da noite de quarta-feira, devido ao avanço inesperado de manifestantes do acampamento indígena ‘Terra Livre’ em direção ao Poder Legislativo, foi necessário conter os manifestantes. O procedimento ocorreu sem grandes intercorrências”, diz o comunicado. A nota ressalta que a dissuasão ocorreu apenas com meios não letais para o reestabelecimento da ordem.

O Senado enfatiza que respeita os povos originários e toda forma de manifestação pacífica. Contudo, é essencial garantir a segurança dos servidores, visitantes e parlamentares, além de respeitar a sede do Congresso Nacional.

A 21ª edição do Acampamento Terra Livre 2025, considerado o maior encontro de mobilização indígena do Brasil, começou na segunda-feira, 7, e vai até esta sexta-feira, 11, em Brasília.

Imagens nas redes sociais mostram o momento em que as Polícias Legislativas contém os indígenas após a invasão do gramado do Congresso.

 

Leia mais

Amazonas é derrotado pelo América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro

Matheus Valadares

Presos tentam causar rebelião na delegacia de Canutama, no interior do AM

Matheus Valadares

CNJ afasta desembargador por associar Lula ao CV e apoiar Bolsonaro nas redes sociais

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!