28.3 C
Manaus
15 de maio de 2024
CidadeDestaques

MPAM volta ao trabalho presencial seguindo medidas sanitárias contra o coronavírus

O Ministério Público do Amazonas começou, na manhã desta segunda-feira (27/07), o retorno gradual às atividades presenciais nas unidades da capital, Manaus. Voltam a trabalhar presencialmente os integrantes do Grupo 1, entre membros, servidores e estagiários que já tenham contraído a COVID-19 e estejam em situação de não transmissibilidade, não integram grupo risco e não possuem, sob seu cuidado próprio, filho em idade escolar.

Para este retorno, várias medidas de segurança sanitária foram tomadas, bem como novos procedimentos passam a ser adotados. Desde as 8h de hoje, quando começou o expediente, todas as pessoas que entram no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça terão sua temperatura corporal aferida. Os espaços coletivos e corredores estão com cartazes orientando sobre as medidas que visam evitar aglomerações e para manter o distanciamento.

Acesso limitado ao público externo

Nesse período, o acesso do público externo às unidades do MPAM estará restrito aos membros, integrantes do Poder Judiciário, Advocacia Pública, Defensoria Pública, advogados, peritos e auxiliares da Justiça, assim como às partes e interessados que demonstrem a necessidade de atendimento presencial (art. 5º, II, Resolução CNMP nº 214/2020). O retorno completo do quadro funcional do MPAM ao trabalho presencial está previsto para o início do mês de setembro, levando-se em consideração as informações oficiais prestadas pelas autoridades sanitárias sobre a situação da pandemia no Estado do Amazonas.

Aplicação de testes para covid-19

Na última sexta-feira (24), o pessoal do grupo 1 começou a fazer o teste rápido para confirmar a situação de saúde para a covid-19. A testagem continua para quem retorna ao trabalho. O Plano de Retomada das Atividades Presenciais Pós-Quarentena. O ATO Nº 180/2020/PGJ foi publicado do Diário Oficial Eletrônico do MPAM desta segunda-feira (13/07). O retorno seguirá um cronograma de grupos de membros, servidores e estagiários, divididos de acordo com as diretrizes do plano.

Pesquisa ajudou a definir as medidas do retorno

Para conhecer a realidade geral do quadro de membros, servidores e estagiários, foi realizada uma pesquisa com o quadro funcional da instituição. A pesquisa deu aos gestores subsídios para a tomada de medidas como a reorganização dos espaços internos dos prédios, a sinalização de orientação, e a definição de regras de circulação de pessoas nas dependências, inclusive os visitantes.

Para organizar e orientação sobre datas e divisão dos grupos, a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (SUBADM) vai divulgar, em ato posterior, uma lista com os nomes de cada membro, servidor e estagiário integrantes de cada grupo. A divisão segue, como base, o mapeamento da situação de saúde da comunidade interna em relação à COVID-19, bem assim no levantamento das possibilidades de ocupação dos ambientes institucionais.

O cronograma de retorno será feito da seguinte maneira:

Critério Grupos/Data de Retorno
1 2 3 4
27/07/2020 10/08/2020 24/08/2020 01/09/2020
Lotado na capital X X X X
Contraído COVID e em situação de não transmissibilidade X X X X
Com filho em idade escolar, sob cuidado próprio X X X
Lotado no interior X X
Grupo Risco (exceto recomendação médica contrária) X

 

Leia mais

Prefeito anuncia Wesley Safadão como atração do ‘#SouManaus Passo a Paço 2024’

Matheus Valadares

Sine Manaus oferta 431 vagas de emprego nesta quinta-feira, 16/5

Central de Jornalismo 2

VEJA: Pintor recebe descarga elétrica após cair em cima de fio, no Núcleo 23

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais