26.3 C
Manaus
17 de maio de 2024
DestaquesPolítica

Gilmar Mendes suspende porte de arma de Carla Zambelli

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e suspendeu a autorização do porte de arma de fogo da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Se a parlamentar não entregar sua arma em 48 horas, sofrerá mandado de busca e apreensão.

O pedido tem fundamento em um episódio no qual a deputada sacou a pistola em plena avenida, em São Paulo, e iniciou perseguição a um homem negro que estaria em grupo e teria praticado xingamentos e intimidação contra Zambelli.

A vice-procuradora da República, Lindôra Araújo, argumentou o pedido a fim de “coibir a reiteração do delito investigado e resguardar a ordem pública”. Ela também ressaltou que o porte de arma não autoriza o uso ostensivo, nem permite adentrar ou permanecer em locais públicos ou onde haja aglomeração de pessoas.

– A existência de indícios de autoria e de materialidade do delito de porte ilegal de arma de fogo torna necessária a adoção de medidas cautelares tendentes a evitar a prática de infrações penais desse mesmo jaez, seja mediante a suspensão do direito ao porte de arma, seja mediante a entrega voluntária, seja ainda pela via da busca e apreensão pessoal ou domiciliar do armamento utilizado para cometer o delito – disse o documento da PGR.

– O tensionamento político atual, a iminente transição pacífica de poder e o porte indevido da arma de fogo para suposto exercício do direito de defesa da honra revelam que a suspensão cautelar do porte e a apreensão da arma de fogo são medidas suficientes para coibir a reiteração do delito investigado e resguardar a ordem pública – finalizou.

Em nota, Carla Zambelli disse que agiu em legítima defesa e discorda do entendimento da vice-procuradora Lindôra Araújo.

Um comunicado emitido pela assessoria de imprensa da parlamentar afirma que ela está em missão oficial e “não tem condições, ainda que fosse o legítimo o pedido, de proceder com a entrega da pistola e munições. Seus advogados peticionarão com mais esclarecimentos e com a perícia que prova as afirmações acima”.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais